31 de jul. de 2010

Firefox - Configurações - Segurança - Privacidade

Grande parte dos vírus hoje dia, visam alguma falha do navegador e assim ter acesso às informações armazenadas, sendo as senhas as mais visadas, também veremos como fazer backup dos Favoritos, visto que em caso de problema no firefox,, corre-se o risco de se perder todos os Favoritos, e se eles são importantes, fazer backup é fundamental.

Acesse aqui para ver como fazer

30 de jul. de 2010

Firefox e Thunderbird sempre atualizados em Ubuntu

Nem sempre a Canonical disponibiliza as atualizações assim que elas estão disponíveis, uma boa opção é o Ubuntuzilla, que permite a instalação e a atualização sempre da ultima versão do Firefox, Thunderbird e Seamonkey, Para Ubuntu 9.04 32 bits ou mais recente.

Acesse aqui para instalar o ubuntuzilla

Novo Vírus não é detetado por nenhum Antivirus até ao momento

Ele circula pela internet via  um falso e-mail do Bradesco, em que alerta para uma atualização de segurança e que é necessário baixar um executável de 3MB. A página que apresenta é uma copia muito bem feita do que seria uma tela do bradesco.

Cada vez são menos pessoas que clicam em links ou baixam alguma coisa num e-mail deste tipo, porque é sabido que nenhum Banco envia e-mails para fazer atualizações, recadastramento, ou atualização de cadastro, no entanto a minha preocupação, vai para o fato de o virus não ser detetado por nenhum programa de segurança até ao momento, e não se sabe por aonde ele possa andar, sendo que os locais mais prováveis são: Sites de porno, sites de cracks, redes de p2p em que são usados programas como Limewire Emule, etc... para baixar musica e filmes, ou seja, pode estar por qualquer lado.
Assim sendo, é um momento para se ter cuidados redobrados.
FONTE: IDGNOW

29 de jul. de 2010

Atualizar Firefox e Google Chrome


As atualizações servem corrigir falhas de segurança, melhoramentos no desempenho e novas funções, assim sendo tornasse fácil entender a importância das atualizações.

O Firefox e Google Chrome são os navegadores que mais crescem em numero de usuários.

Java sempre atualizado

Por motivos de segurança e desempenho é de todo recomendável que se tenha sempre o java atualizado, e como nem sempre ele atualiza automaticamente, iremos ver como fazer atualização manualmente.
Acesse aqui para ver como fazer a atualização manualmente.

28 de jul. de 2010

Anatel determina o fim da venda casada de banda larga

Finalmente o fim das vendas casadas de Banda larga.
Apesar de ser considerada uma prática ilegal, a venda casada era uma realidade, e se desenrolou nos tribunais durante anos.
O aparecimento da venda casada se deu quando a conexão discada perdeu expressão para a banda larga, provedores de acesso de multimídia como Ig, Terra, Globo, Uol entre outros, alegaram que como a tecnologia continuava a usar o fio do telefone (ADSL) tinham o direito de obrigar os usuários a contratar os seus serviços, um bom exemplo é quando se contratava internet com o velox, depois se era obrigado a contratar um desses ditos provedores, ou seja, pagar duas vezes para se ter um serviço de internet, o exemplo oposto é o da NET Virtua, em que se contrata a internet e saiamos navegando, sem ter que contratar mais nada. Quem quiser poderá sempre contratar um provedor de multimídia, mas agora teremos a opção de o fazer ou não, eu pessoalmente sempre achei esta situação um absurdo e um abuso para o consumidor.
No decorrer desta situação a Anatel regulamentou os provedores de Internet e proibiu outras vendas casadas de menor expressão, mas que existiam. 

27 de jul. de 2010

Flash-Creator 1.0 - Gratuito por tempo lemitado

Flash Creator é uma rápida e fácil ferramenta para criar logos animados em Flash, banners, intros, cabeçalhos.
O programa proporciona um ambiente de design aponte-e-clique que permite que qualquer pessoa, independente de suas habilidades criativas ou conhecimento de tecnologia Flash, juntar textos, vetorizar objetos e imagens em uma animação de Flash envolvente que confere um look profissional ao seu website.
O programa custa $19, mas é grátis por um período limitado de tempo.
Download Flash-Creator 1.0

20 de jul. de 2010

Site de vestibular da Fatec é invadido e divulga falso cancelamento de prova

O site da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pela organização e aplicação do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, foi invadido por suspostos hackers que publicaram a notícia de que o vestibular da Fatec estava cancelado pois a prova havia vazado. As informações ficaram no ar entre 23h30 de segunda-feira (19) até por volta da 1h desta terça-feira (20), segundo a assessoria de imprensa da FAT.
Fonte: G1

Apple e a solução meia-boca para os problemas do iPhone4

Sinceramente, uma pessoa compra um aparelho caríssimo como o iPhone4, que apresenta um defeito de projeto e depois a empresa vem a publico dizer que ama os seus usuários e em sinal disso vai dar capas para se colocar nos aparelhos a fim de minimizar o defeito!!!!!!!
Nossa!!! olha se a Apple não amasse os seus usuários????
E mais triste ainda, na conferencia de imprensa Steve Jobs, afirmou que celulares de outras companhias teriam o mesmo problema. Mediante esta afirmação a Nokia, Rim fabricante do BlackBerry, Samsung e HTC já vieram a publico desmentir tal afirmação.
Declaração da RIM:
A RIM sempre evitou projetos como o iPhone 4 da Apple, em vez disso sempre utilizou projetos inovadores que reduzem o risco de chamadas perdidas, especialmente em áreas de pouca cobertura do sinal. Uma coisa é certa, os clientes da RIM não precisam utilizar capas protetoras em seus smartphones BlackBerry para manter um nível de sinal e conectividade apropriados. Certamente que a Apple fez algumas decisões de design e por este motivo deve assumir as responsabilidades por estas decisões ao invés de tentar aproximar a RIM e outras empresas do ramo a um problema que diz respeito somente a Apple“, escreveram os executivos Mike Lazaridis e Jim Balsillie.
Apple diz que Ama e Respeito os seus usuários, mas não o faz, a Microsoft em situação similar Respeitou os seus Clientes.
Quando a Microsoft lançou a XBOX 360 em 2006, que também apresentou um erro de projeto, a reação da Microsoft foi bem diferente, aumentando a garantia de 1 para 3 anos e fazendo a troca dos aparelhos que apresentassem defeito, demonstrou respeito e dedicação aos seus usuários, sem escolher nenhuma solução "quebra-galho" como a Apple fez.
Apple fazendo Censura no seu Forum de ajuda.
Consumer Reports continua reprovando o iPhone 4, e qualquer tópico em seu fórum oficial sobre essa questão ou qualquer um que postasse a informação que o Consumer Reports reprovou o iPhone, tinha a mensagem ou o tópico inteiro removido.
E tudo pelo amor que a Apple tem pelos seus usuários.

Assinatura Realtek usada para invadir sistemas Windows

A empresa alemã Siemens emitiu um alerta aos clientes, em que avisa sobre a presença de um vírus novo e altamente sofisticado, especializado em atacar sistemas usados na gestão de aplicativos para o controle de grandes instalações industriais.
Por isso, caso o seu antivirus dê um alerta de virus e indinque a assinatura digital Realtek, conhecida pelas placas de som e de rede de muitos computadores, muito provalvelmente não é um falço positivo, mas sim uma tentativa de invasão ás suas informações sigilosas.

Resposta da Microsoft:
No final de sexta-feira (16/7), a Microsoft emitiu um alerta de segurança em que informa sobre o problema. Toda a plataforma Windows está sujeita ao ataque, inclusive a versão 7 do SO da MS. Até o momento, a empresa verificou apenas ataques isolados, dirigidos especificamente a determinados sistemas, informou a Microsoft.

Situação sem correção à vista.
Descrição técnica do vírus: documento em pdf.

Vulnerabilidade no Windows Shell, compromete a segurança do sistema

Sistemas operacionais afetados: Microsoft Windows XP/2003/Vista/7/2008
Foi detectada uma vulnerabilidade no sistema Microsoft Windows que, se devidamente explorada, pode ser explorada por utilizadores maliciosos de modo a que consigam comprometer o sistema. 
O problema reside no facto de o Windows Shell, não conseguir fazer o parsing de shortcuts (.lnk), quando certos parâmetros deste não foram devidamente validados pelo sistema.
Esta falha, para ser explorada com sucesso, necessita que o utilizador seja levado a inserir um removable media (quando o AutoPlay se encontra activado), ou fazer browsing à raíz do dispositivo utilizado o Windows Explorer.
Existem relatos que esta falha se encontra a ser explorada um pouco por todo o Mundo.
Solução manual e temporária até que exista uma correção definitiva:
A Microsoft recomenda que todos os seus utilizadores desabilitem a opção de visionamento de icones nos seus sistemas.
Veja no site da Microsoft como o fazer: Microsoft Security Advisory

16 de jul. de 2010

Notebook Megaware R$ 1.399,00, mas sem *wireless e só duas portas USB

Atualizado em 07/08/2010
Notebook 14" LED Intel Core 2 Duo T6600, 3GB, HD 320GB, Bluetooth, Web Cam, Leitor de Digitais, Windows 7 Basic + MS Office Starter 2010
*wireless:  É um erro na discrição do Notebook por parte do Carrefour, em que diz que não acompanha Wireless, quando na realidade ele se faz acompanhar de wireless.
À primeira vista o que realça é o preço por uma configuração assim, no entanto só tem duas portas USB

Especificações:
Tamanho do hd 320 GB Sata II
Padrão do teclado ABNT
Microfone embutido Sim
Web cam embutida Sim, 1.3 megapixels
Caixa de som Integrada
Mouse Touchpad
Portas usb 2
Bluetooth Sim
Placa de rede Onboard - 10/100/1000
Placa de som Onboard
Placa de vídeo Onboard - Mobile Intel 40 GL
Placa mãe Onboard
Drive óptico DVD-RW
Bateria Sim
Peso 1.9Kg
Wireless: Não.  Aqui é um erro de apresentação por parte do Carrefur, ele vem sim com Wireless
Leitor de cartão: Sim
Dimensões do produto (axlxp) 3,4 x 34 x 23,7
Memória: 3 GB

Caso queira confirmar acesse aqui ao site da loja.

Polícia de SP prende donos de site que oferecia séries de TV

A Polícia Civil de São José dos Campos (SP) prendeu no começo da noite desta quinta-feira (15/7) duas pessoas acusadas de administrar o site "Brazil-Series", de distribuição de filmes e séries de TV protegidas por direitos autorais.
A ação foi motivada por uma notícia-crime apresentada à polícia pela Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), que representa no País grandes estúdios e gravadoras com sede nos Estados Unidos.
De acordo com o delegado Vernei Antonio, da Delegacia de Investigações Gerais de São José dos Campos, ambos vão responder pelo crime previsto no parágrafo terceiro do artigo 184 do Código Penal, que trata da violação de direitos de autor e, em especial, pela oferta de obra ou produção com intuito de lucro. A pena prevista é de reclusão de dois a quatro anos.
Fonte: IDGnow

15 de jul. de 2010

Descoberto malware que sequestra PCs e pede resgate

A empresa de segurança webroot, divulgou no seu Blog um novo Ransomware que altera sistema e pede cerca de 4 dólares para liberação, de acordo com o blog Webroot, o malware já é um dos piores do ano.Ransomware não é nada de novo, no entanto este ransomware Trojan que apareceu na semana passada e demonstrou que o conceito de "pagamento" pode se estender a outros serviços do setor bancário ou financeiro. Neste caso, o cavalo de Tróia (que AV e várias outras empresas chamão de Trojan-Ransom-Krotten bloqueia completamente o sistema infectado, então, pede o pagamento sob a forma de crédito pago a uma rede de telefoniua da ucrânia.
Na tentativa de se realizar alterações no sistema depois de infectado, esta a imagem que se recebe.
Caso seja infectado por uma destas pragas, consulte um técnico especializado afim de salvar todos os seus documentos e formate a máquina em questão.
Fonte da Noticia: http://blog.webroot.com/

Metade dos roteadores domésticos são vulneráveis

O pesquisador de segurança Craig Heffner disse que vai apresentar na conferência Black Hat (28 e 29 de julho, em Las Vegas) uma ferramenta capaz de "hackear" metade dos roteadores domésticos disponíveis no mercado.
O ataque criado é uma variante de uma técnica conhecida como "DNS rebinding", conhecida há 15 anos, mas nunca consertada corretamente.
O metodo é criar um site que põe o próprio IP do usuário entre as opções. Quando alguém visita esse endereço, um script o leva para seu próprio IP – acessando portanto a rede doméstica. Se o roteador for vulnerável, é possível acessar suas configurações. Uma lista com os modelos que ele avaliou pode ser vista aqui.
Para o ataque ter sucesso, a rede doméstica tem que ser invadida, usando uma falha no software de configuração do roteador ou usando a senha e login padrão.
O que fazer para se proteger.

Independentemente da situação mencionada em cima, as situações sugeridas em baixo devem fazer parte das configurações de segurança ao se criar uma rede doméstica.

  1. Configurar a rede com o máximo de segurança possível.
  2. Depois da rede criada, trocar o login padrão do roteador por uma senha bem elaborada
  3. Usar os DNS da OpenDns, ficando assim protegido com uma filtragem de conteúdo Web, anti-phishing e DNS, para conhecer a OpnDns acessem aqui. Aqui para ver como configurar o rotedor.
Visão geral das opções de segurança da OpenDns 
(clique na imagem para aumentar)

13 de jul. de 2010

Ubuntu 10.10 terá novo instalador


Os principais melhoramentos da nova versão Ubuntu 10.10 codinome "Maverick Meerkat", a ser lançado em Outubro de 2010, contará com um novo instalador. Em uma entrevista, Evan Dandrea, Engenheiro de Software da equipe da Canonical e criador da funcionalidade Migration Assistant no instalador do Ubuntu (Ubiquity), diz que o instalador melhorado tornará a instalação ainda mais fácil para os utilizadores, mesmo os novatos em Linux.
Para acompanhar a evolução desta nova versão que ainda está em fase Alpha 2, acessem aqui ao fórum Ubuntu

PIRATE BAY invadido e 4 milhões de contas expostas

Usar torrents é uma prática muito comum para se baixar coisas de forma ilegal da internet, no entanto também se usa torrents para baixar conteúdo legitimo.
Neste caso do Pirate Bay, em que grande parte do conteúdo é considerado ilegítimo para baixar, os usuários cadastrados estão em riscos de ter problemas legais com entidades pró-direitos autoriais, como  a RIAA (Associação das Gravadoras dos EUA) já que os dados dessas contas tem o registro de IP, E-mails e senhas dos cadastrados no Pirate Bay.
As contas estão em poder de um grupo de hackers Argentinos, que afirmam que não estão de má fé e que só queriam alertar para a falta de segurança do site, no entanto foi feito um vídeo a mostrar como explorar a falha, na altura o site Pirate Bay ficou fora do ar, em principio para resolver a falha de segurança.

8 de jul. de 2010

Usuários do Adobe Reader continuam vulneráveis a ataques

Pior que uma falha de segurança é uma atualização que não resolve essa falha de segurança.
É esta a situação vivida pelo Adobe Reader, famoso leitor de arquivos em PDF, em que na passada terça feira a Adobe liberou uma atualização critica para o seu leitor de PDF e que na realidade não corrigiu, fazendo assim com que os usuários do leitor de PDF da Adobe continuem vulneráveis a ataques, assim fica difícil confiar num produto, mas felizmente existe uma excelente opção igualmente gratuita e com mais recursos, o Foxit Reader.

Fazer download do Foxit Reader 4.0

6 de jul. de 2010

Milhares de PCs com windows XP são invadidos

Depois do anúncio em que milhares de PCs foram invadidos por conta de uma falha no Windows XP e 2000, a Microsoft divulgou uma forma de contornar a falha no sistema.
Enquanto não divulga uma correção, a Microsoft aconselha que as empresas e os usuários que têm computadores com windows XP e 2000 usem uma ferramenta de correção, para desligar os protocolos do Centro de Ajuda, protocolos esses que permitem a invasão.
É uma falha muito grave e que está a ser amplamente usada, visto que que os pormenores da falha são de conhecimento publico.
Acesse ao site da Microsoft para instalar a ferramenta de segurança
Segundo a Microsoft, o Brasil é um dos países mais atingidos.