
(Ataques mais sofisticados podem falsificar uma entidade certificadora e fazer com que este aviso não apareça.) Com o trojan instalado, ao acessar uma das páginas redirecionadas pelo trojan, especialmente aquelas onde há necessidade de preenchimento de informações como senhas, o usuário é alertado sobre a falsidade do certificado que o site está usando. Estes avisos, infelizmente, são constantemente ignorados por usuários, pois mesmos sites legítimos os exibem (geralmente um erro de configuração), e muitos internautas estão acostumados a clicar em “Sim” e “OK” em qualquer janela de aviso.

Nas conexões SSL é possível ver a entidade emissora do certificado, dando um duplo clique sobre o cadeado no navegador. Nesse caso específico, é possível ver que o emissor do certificado é um domínio brasileiro que não tem nenhuma relação com as páginas visitadas. Certificados digitais verdadeiros possuem o nome da entidade certificadora, as mais comuns são VeriSign, Thawte, Equifax, Saphety, Multicert, entre outras.
Para excluir este virus ou outro com os mesmo objéctivos, baixar a ferramenta do site linha defensiva, que pode ser baixado aqui: Linha Defensiva BankerFix
Por este motivo já não chega nos visualizarmos o cadeado, mas sendo necessário dar dois cliques nele e verificar se o certificado é passado em nome do Banco que estamos a querer acessar.
Esta noticia foi editada por mim do Blog da Redação Linha defensiva, o qual pode ser visto aqui
Por esta e por outras e ao ter me deparado com uma futura migração para o Windows Vista, optei migrar para Linux Ubuntu, e pelo motivo de ter sido mais pratico para mim mudar para Linux do que para o vista e também pela segurança (que bom, andar na internet e não precisar de antivirus) Linux Ubuntu é um sistema operacional que já foi adotado por vários órgões estatais de vários Países, o ultimo foi a França, em que passou a usar Linux, no Parlamento e Forças Policias e a mudança tem sido feita de forma gradual nos departamentos públicos.
Não se trata de uma moda passageira e não só por ser economicamente mais acessível a mudança, mas sim a Segurança e o facto de não se ficar preso ao que é imposto, havendo assim liberdade de escolha nos aplicativos e personalização dos mesmos para as tarefas pretendidas.
Parlamento francês troca Windows por Ubuntu
Polícia Francesa vai migrar 70.000 máquinas para linux Ubuntu
AFP: French police deal blow to Microsoft
Segurança, motivo que leva a Alemanha a migrar 13000 pcs para linux
IBM agora suporta o Linux Ubuntu
Sun Compra Virtual Box e Expande seu negócio de virtualização ao mundo Linux
SAP e Novell reforçam parceria e apostam no suporte de Linux
Um Abraço a todos.
Paulo Rodrigues