25 de out. de 2011

GVT com problemas de DNS deixa usuários em risco

Atualização em 10/11/2011
Usuários da GVT e OI foram redirecionados para sites maliciosos e possivelmente ainda são

Ao se digitar um endereço no navegador, usuários da GVT têm sido redirecionados para outras páginas que podem conter malwares e prejudicar o sistema, esta situação deve-se ao fato de a GVT estar com problemas de segurança em seus DNS, clicar aqui para saber mais sobre DNS vulneraveis
Até que a GVT resolva o problema, é sugerido usar DNS como os da empresa de segurança Open DNS

DNS primário
208.67.222.222
DNS secundário
208.67.220.220

Para se alterar os DNS no XP
Ir em: Menu iniciar/painel de controle/conexões de rede e de internet/conexões de rede
Ir em propriedades da placa de rede que está em uso
Clicar em Protocolo TCP/IP e depois clicar em Propriedades 
Deixar como na imagem em baixo, e clicar em OK

Para winndows7
Ir em conexões de rede, ir em propriedades da placa de rede em uso
Clicar em Protocolo TCP/IP versão4 e cepois clicar em Propriedades
Deixar como na imagem em baixo e clicar em OK


É recomendavel que se faça uma limpeza ao cache do navegador, para isso utilizar uma ferramenta como Ccleaner, que pode ver aqui como baixar e utilizar.

10 comentários:

  1. Dá onde esta informação? Uso GVT e não tenho nenhum problema com servidores de DNS.... Só com o pessoal que usa servidores que não são da GVT em seu equipamento.

    ResponderExcluir
  2. Ah.. esqueci de mencionar.. os servidores da gvt são:
    200.175.5.139
    200.175.89.139
    200.175.182.139
    Se estiver diferente disto.. troque...

    ResponderExcluir
  3. Mas o problema é esse mesmo, os DNS da GVT estão vulneráveis, ficará muito mais protegido em todas as situações com os DNS do OpenDNS, para entender melhor o problema, acesse aqui>> http://en.wikipedia.org/wiki/DNS_cache_poisoning

    O problema é antigo, teve quem o resolvesse e outros não, como infelizmente parece ser o caso da GVT

    ResponderExcluir
  4. Essa informação está aqui, se não confia neste conteúdo, pesquise na web, que a encontra.

    ResponderExcluir
  5. olá
    Uso a gvt há 3 anos, nunca soube desse tipo de problema. Nunca me comunicaram, se houvesse eles certamente comunicariam (espero que sim!);
    Acho que é confiável antes a  informação da própria operadora. Mas valeu, serve para as pessoas ficarem alertas.

    ResponderExcluir
  6. Viva Ps272
    O problema é esse mesmo, eles negaram o problema, mesmo quando a reportagem foi feita pelo G1, depois de eu ter apresentado aqui que havia problemas de invasão a muitos clientes gvt: Usuários da GVT e OI foram redirecionados para sites maliciosos e possivelmente ainda são: http://goo.gl/ZrTun
    E a matéria do G1: http://goo.gl/ndjNA

    Infelizmente a gvt teve a mesma postura de outras empresas, em que a culpa é sempre de terceiros e nunca assumem o erro ou falha deles, e quando o fazem é em situações que não tem mais como negar.

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse problema à meses, liguei na GVT e toda vez que ligo pedem que eu retorne a ligação em 24 horas, depois de dizerem que o problema esta em minha maquina. O problema de usar dns da open é que baixar arquivos hospedados em DC gringo é um exercício de monge.

    ResponderExcluir
  8. Viva João
    E se o problema for nas configurações desses modens roteadores que a gvt coloca em casa das pessoas, nem com DNS e configurações da OpenDns lá vai.

    Uma solução de um leitor deste blog foi desabilitar o acesso HTTP tanto em WAN quanto LAN, não é a melhor solução, visto que para se voltar a ter acesso às configurações do modem roteador é necessário resetar para as configurações padrão.
    O procedimento, seria configurar o acesso e a rede e depois então desabilitar HTTP

    Outra solução é comprar um modem roteador e pedir a um técnico capacitado para o configurar em segurança, e pedir o abatimento na conta da gvt o aluguel do modem, se for o caso.

    ResponderExcluir
  9. Esse JhonDoeBR e Ps272 só podem ser funcionários da GVT...! Estou tendo os problemas mencionados pelo blog, ao digitar um domínio yahoo ou uol sou redirecionada para o IP 212.113.36.83 (da Ucrânia), minha internet é GVT e meu modem/roteador D-LINK DSL-2640B. Obrigada pelas informações, Blog do Paulo, realmente mudando o DNS consigo acessar os referidos domínios, mas creio que essa é uma medida provisória, já que o próprio router parece estar "hackeado", como já li em várias postagens de diversos sites sobre o assunto, o problema não é muito fácil de resolver, alguns chegam até a trocar de modem/roteador. Acho que todos os usuários deveriam ser alertados, essa vulnerabilidade do DNS é muito séria!! -- Uma consumidora indignada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Amiga Anonima

      Sim, o JhonDoeBR é da gvt, momentos depois de ele postar aqui, recebi um e-mail da central de relacionamento da gvt a dizerem que o problema não existia e que tudo estava bem com a gvt e que o problema era dos usuários, enfimm!!!

      De tudo o que se tem passado e que tenho visto na prática, a solução que apresentei aos meus Clientes é que troquem o modem roteador que a gvt colocou e comprem outro, indicado e configurado por mim, quem vai assinar não aceita o modem roteador da gvt e compra o indicado por mim e com as minhas configurações, desta forma o problema deixou de afetar os meus Clientes.

      Um abraço e volte sempre

      Excluir