25 de mai. de 2012

Google passará Alertar vitimas do Malware DNS Changer


O Google incrementou uma ferramenta, utilizada pela última vez no ano passado, para alertar usuários infectados com o malware “DNSChanger”. A partir dessa semana, serão exibidas mensagens no topo da página de resultados do Google para pessoas que tiveram seus PCs ou Macs infectados pelo código malicioso.

“Nosso objetivo é conscientizar os usuários a respeito do DNSChanger” afirmou Damian Menscher, engenheiro de segurança da Google, em um post feito do blog de segurança da companhia . “Acreditamos que enviar mensagens diretas exibidas em um site confiável e em sua língua materna produz os melhores resultados possíveis.”

O DNSChanger silenciosamente redireciona os cliques feitos pelo usuário ao modificar o Sistema de Nome de Domínio (DNS, em inglês) do computador da vítima, fazendo com que as pessoas sejam enviadas para websites criados por crackers, que se parecem com domínios reais. Em seu auge, o vírus infectou mais de 4 milhões de PCs e Macs, uma situação que eclodiu na maior operação para derrubar botnets já feita, organizada e realizada pelo Departamento de Justiça dos EUA em novembro do ano passado.

Como parte da “Operação Clique Fantasma”, o FBI apreendeu mais de 100 servidores de comando e controle que eram hospedados em centrais de dados americanas. Para substituir esses servidores, um juiz federal aprovou um plano no qual servidores DNS substitutos seriam fornecidos pelo Internet Systems Consortium (ISC), uma organização sem fins lucrativos que mantém o software open-source BIND DNS.

Fonte: Pcworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário