15 de out. de 2013

AVAST perde qualidade

Só assim consegui usar o meu programa

O AVAST é um Antivirus que já teve vários altos e baixos ao longo dos anos, mas mesmo nos momentos mais baixos do passado, não se via uma demora tão grande para atualizarem a base de dados, quando os usuários enviavam vírus ou falsos positivos* (dar como vírus o que não é vírus)*  para a equipe do AVAST analisar.


Hoje tive uma situação absurda com o Avast Internet Security, em que estava a dar direto um falso positivo, impedindo assim de eu usar o programa da empresa Pixela, o Everio Media Browser 4, programa de edição de vídeo para filmadoras JVC

Mesmo criando uma regra de exceção, para que o AVAST ignorasse o programa e a DLL em questão, o AVAST ignorou a  regra criada por mim e continuou acusar como vírus, tive que reiniciar a máquina para que o avast  aceitasse a regra,  o que revela uma falha na qualidade das exclusões AVAST

A DLL fora da pasta do programa, o AVAST continuava a dar como vírus.

Fui então ao Vírus Total ver o que diziam sobre a minha DLL, e para minha surpresa o próprio AVAST não a identificava como vírus.
https://www.virustotal.com/pt/file/c40e445ca5b957f5dc9cad033dc8ebefa1e0e8ad37c0b69577fa28423454ff69/analysis/

Zangado com a situação fui procurar informação no fórum dos usuários do AVAST, e o que vi deixou-me bastante preocupado em relação à presente qualidade do antivírus AVAST.


Ao ver os comentários, percebi que o meu falso positivo, era o menor dos meus problemas

Claramente alguém não anda a fazer o seu trabalho 

A resposta ao meu problema, o AVAST está a ficar de novo uma peneira na detecção e dispara em falsos positivos(dar como vírus o que não é vírus)

Nos teste realizados pela empresa independente Av-Comparatives deste Mês, a taxa de detenção do AVAST vem a cair drasticamente

E para piorar a situação do AVAST, os falsos positivos dispararam    
(dar como vírus o que não é vírus)

Voltamos a viver um cenário terrível para quem queira usar um antivírus Gratuito, o AVIRA free tem uma boa taxa de detecção, mas fura nos falsos positivos, apresentando ainda mais falsos positivos que o próprio AVAST, eu estava a usar a versão paga do AVAST, o Internet Security 8.0.1.1497, mas para pagar por uma solução de segurança, baixei e vou testar o F-Secure, que se tem revelado um excelente Antivirus, com uma excelente taxa de detecção, pouquíssimos falsos positivos e que vem apresentando uma estabilidade no seu desempenho muito boa nestes dois últimos anos, a minha duvida em relação ao F-Secure, é o impacto em termos de desempenho que vai ter na minha máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário