15 de jul. de 2010

Metade dos roteadores domésticos são vulneráveis

O pesquisador de segurança Craig Heffner disse que vai apresentar na conferência Black Hat (28 e 29 de julho, em Las Vegas) uma ferramenta capaz de "hackear" metade dos roteadores domésticos disponíveis no mercado.
O ataque criado é uma variante de uma técnica conhecida como "DNS rebinding", conhecida há 15 anos, mas nunca consertada corretamente.
O metodo é criar um site que põe o próprio IP do usuário entre as opções. Quando alguém visita esse endereço, um script o leva para seu próprio IP – acessando portanto a rede doméstica. Se o roteador for vulnerável, é possível acessar suas configurações. Uma lista com os modelos que ele avaliou pode ser vista aqui.
Para o ataque ter sucesso, a rede doméstica tem que ser invadida, usando uma falha no software de configuração do roteador ou usando a senha e login padrão.
O que fazer para se proteger.

Independentemente da situação mencionada em cima, as situações sugeridas em baixo devem fazer parte das configurações de segurança ao se criar uma rede doméstica.

  1. Configurar a rede com o máximo de segurança possível.
  2. Depois da rede criada, trocar o login padrão do roteador por uma senha bem elaborada
  3. Usar os DNS da OpenDns, ficando assim protegido com uma filtragem de conteúdo Web, anti-phishing e DNS, para conhecer a OpnDns acessem aqui. Aqui para ver como configurar o rotedor.
Visão geral das opções de segurança da OpenDns 
(clique na imagem para aumentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário