4 de dez. de 2009

Cuidados a ter com as baterias de notebook e netbook

Muitos são os mitos em como prolongar a vida útil das baterias dos notebooks e mais recentemente os netbooks, grande parte dessas sugestões acabam por ter um efeito nocivo, reduzindo a vida útil das baterias.
A informação dispersa e as poucas fontes credíveis sobre o assunto, levam por vezes as pessoas a fazerem um mau uso, em que podem até danificar o próprio aparelho, como por exemplo remover a bateria e trabalhar diretamente na tomada, nesta situação o perigo é que a maioria dos notebooks usam a bateria como escape para picos de tensão provenientes da rede elétrica, removendo a bateria, esta proteção é perdida, o que pode danificar o aparelho em caso de pico.

As minhas fontes para este assunto são: Olhar Digital e Guia do Hardware, para as baterias Li-ion, que são as mais usadas hoje em dia.

Os pontos que eu destaco são os seguintes:
  1. Nunca usar o notebook ou netbook plugado na tomada sem a bateria colocada.
  2. Se vai ficar um longo período (mais de 1 mês)  sem usar o notebook, remover a bateria e guardar ela com uma carga entre 40 a 60%
  3. Quando trabalha na tomada e a bateria está carregada, ela não recebe mais carga por isso, podendo assim continuar a trabalhar plugado na tomada sem receio de danificar a bateria.
  4. A vida útil de uma bateria é entre 2 a 3 anos, entre 300 a 500 ciclos.
  5. As baterias de Li-ion não tem efeito de memoria, ou seja, pode carregar antes do final da carga.
  6. Conta como ciclo aquilo que os fabricantes definem como 100% de carga, por exemplo, se usar 5x 20% da carga da bateria vai contar como 1 ciclo, podendo assim passar da bateria para a tomada sem ter que usar a carga toda, prologando desta forma a vida útil da bateria.
  7. Tempo ideal da carga inicial é de 12Horas.
  8. Ao comprar uma nova bateria, verifique se ela tem menos do que 1 ano, caso contrário, não compre.
Matéria do Guia do Hardware, escrita por Carlos Morimoto, pode ver aqui
Em baixo algumas matérias da equipe Olhar Digital:
Mitos e verdades sobre as baterias de notebook
Guarde sua bateria de forma adequada
Trabalhe com os esquemas de energia do Windows
Modo Espera vs Hibernação
Economize

4 comentários:

  1. Paulo, obrigada por passar essas dicas. Há muito tempo eu buscava esse tipo de esclarecimento na Internet, porém as opiniões variam muito. Agora ficou tudo esclarecido!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo! Aqui é o William, filho do Paulinho da Márcia, tudo bem?
    Adorei esta matéria das baterias, pois o meu cunhado comprou um Notebook e foi muito útil. Ele acabou também conhecendo o seu blog. Está de parabéns. Sempre entro aqui para pegar dicas e estou sempre indicando para amigos. Vlw!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    Há um ponto que eu discordo das suas afirmações:
    Segundo a HP, quando o notebook for utilizado continuamente (2 semanas ou mais) ligado à rede elétrica a bateria deve ser removida a fim de preservá-la das altas temperaturas.

    Há algumas outras discas de preservação de bateria originais da HP em:
    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01313473&cc=br&dlc=pt&lc=pt&jumpid=reg_R1002_BRPT

    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Esse ponto que apresentou é um dado novo em que não é mencionado pelo Olhar Digital e nem pelo carlos Morimoto e nem eu fiz referencia à situação das duas semanas ligado direto e em uso, é sim é uma recomendação da HP, como também remover a bateria, se por um período de 2 semanas ou mais não for usado.
    Usar o notebook na tomada e sem a bateria colocada é muito arriscado em caso de variação na rede elétrica, podendo danificar o notebook, neste caso a HP não se pronuncia e o alerta foi dado pelo Carlos Morimoto em que muitos fabricantes usam a bateria para conter variações da rede elétrica, vou tentar saber se é o caso da HP

    ResponderExcluir