23 de nov. de 2010

Nova Tecnologia poderá substituir discos rígidos atuais

O nome desta nova tecnologia é Racetrack, em que os cálculos indicam que é possivel contar com uma velocidade 100.000 vezes maior do que os discos rígidos atuais, gastando uma fração da energia e sendo ainda totalmente à prova de choque.
Enquanto em um HD atual, os discos giram para movimentar os bits, fazendo-os passar pelas cabeças de leitura e gravação, na memória racetrack "pista de corrida" são os bits que se movem ao longo de fios estacionários, empurrados por pulsos de corrente elétrica.
A tecnologia racetrack  é formada por nanofios de níquel-ferro. Os bits de informação são armazenados magneticamente no fio, como acontece nas fitas magnéticas - com a diferença substancial de que, na memória racetrack, não há partes móveis.
É o futuro que se aproxima para aposentar a tecnologia atual dos HDs, que neste momento é uma das mais obsoletas que temos dentro de um computador, revelando-se um gargalo aos altos desempenhos dos processadores atuais.
Estudos estão a ser desenvolvidos pela IBM e por Mathias Klaui e seus colegas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça

Fonte: Site Inovação Tecnológica 

Um comentário:

  1. Blz Paulo..OTIMA dica sua.....
    Eu recebo os Feeds do Site Inavação Tecnológica. ...site muito bom.....e a cada dia mais tecnologia!!!
    Abraços

    ResponderExcluir