30 de out. de 2011

Olhar Digital manipula leitores com reportagem e Induz em erro.

No dia 23 de Outubro de 2011, o Olhar Digital fez uma matéria com o seguinte titulo:
Vai comprar seu primeiro computador? Confira como escolher as peças do seu PC!
Memória RAM, processador e placa de vídeo influenciam na sua escolha, conheça algumas dicas para fazer a escolha certa.
Quando na realidade a reportagem deveria de ter o Titulo de: Escolha um processador Intel.
Para alem de manipuladora a matéria, ela é de má qualidade e induz as pessoas em erro na altura de escolher as peças para o dito primeiro Computador.

Vejamos os pontos que a matéria realça como importantes e fundamentais:
  • A matéria diz sobre a importância de se ter 2 ou 4 GB de memoria.
Ter 2 ou 4GB de memória sem referir o sistema de 32 ou 64bits e a qualidade das memórias, de nada serve a informação dada.
  • A importância de se ter uma placa de vídeo
Sem entrar em pormenores foi dito o minimo aceitável
  • A importância do HD
Referir a importância da escolha do HD só pelo tamanho, é uma informação que pouco ou nada ajuda a fazer uma boa compra, referir o tamanho e as especificações básicas de um HD, como os RPMs, Cache e SATA 3.0Gb/s ou SATA 6.0Gb/s seriam informações bastante uteis.
  • A escolha fundamental é o processador Intel
Este ponto é de um perfeito absurdo numa matéria que se diz ajudar uma pessoa a comprar o seu 1º computador. 
Pelos seguintes motivos:
Texto olhar digital: A escolha mais importante: o processador, o cérebro do PC. Antes de decidir, é importante conhecer alguns detalhes sobre as atuais linhas de processadores disponíveis no mercado.

As atuais linhas de processadores disponíveis no mercado para o Olhar Digital são os processadores Intel, um perfeito absurdo vindo do Olhar Digital, em que manipula e omite outras opções.

Para alem da manipulação da matéria e a omissão de alternativas, levando algum publico a pensar que só existe processadores Intel, a reportagem falha feio em não referir a importância da placa Mãe, tendo em conta que se pode ter as melhores memorias, o melhor HD e o melhor processador, de nada valem se a placa Mãe não estiver à altura do desempenho dos componentes.
Erro grave também na reportagem, não falar do custo beneficio, visto que nas opções existentes e ignoradas pelo Olhar Digital a AMD tem uma palavra forte a dar quando se trata de se escolher um processador, versus, qualidade, desempenho e custo beneficio.

E o ponto final da má qualidade desta reportagem é não terem referido o componente principal de um Computador. A fonte de Alimentação, peça chave para que tudo possa funcionar plenamente e sem danificar a máquina, tendo em conta que num Pais em que as fontes de lixo são vendidas como boas, em que a unica referencia Nacional à qualidade das Fontes é o Clube do Hardware

Sabendo que o Olhar Digital tem o patrocínio da Intel, compreende-se a falta de liberdade em falar das opções existentes no mercado referentes ao processador, mas não se aceita a qualidade geral da reportagem, se queriam fazer uma reportagem com o fim de verdadeiramente ajudar quem vai comprar o seu 1º computador, perderam a oportunidade e acabaram por fazer uma propagada para a Intel, em pouco ou nada ajudando quem vai comprar o seu 1º computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário