6 de abr. de 2015

A Microsoft considera transformar o Windows numa plataforma open source

A Microsoft considera transformar o Windows numa plataforma open source, tal qual o Linux ou o Android. Isso significa que o código de um dos sistemas operacionais mais utilizados do mundo pode ser liberado gratuitamente no futuro.

Seria um passo enorme para uma companhia que lucra bastante justamente por causa da distribuição do sistema operacional, mas Mark Russinovich, um dos principais engenheiros da Microsoft, considera “definitivamente possível”.

Em um evento realizado recentemente, Russinovich declarou que este é o caminho para uma “nova Microsoft”, e ele tem calibre para fazer esse tipo de comentário, afinal, foi uma das pessoas que ajudaram a construir o Windows, segundo a Wired.

Obviamente, se a previsão do desenvolvedor se concretizar, ela não virá amanhã; afinal, ainda hoje a Microsoft tem boa parte de seus negócios baseada no licenciamento do Windows. Só que a cultura de distribuição do sistema já está mudando, uma vez que a empresa começou a liberá-lo gratuitamente (sem compartilhar sua codificação).



Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário