4 de jun de 2014

Usuários da Apple são alvos de Ransomware (sequestro)

Ransomware é um tipo de malware. 
Refere-se aos malwares que cobram resgate. Um exemplo é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no micro da vítima num pacote criptografado. Depois informa que os documentos somente serão recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos cuja vítima receberá após fazer compras em três farmácias online. Trata-se de um golpe, pois a vítima irá pagar uma quantia pelos medicamentos em um suposto 'resgate' dos dados e ao fim não receberá nenhuma senha e terá de usar outros meios para conseguir recuperar seus arquivos. Os Ransomwares não permitem acesso externo, a maioria é criada com o propósito comerciais, eles são detectados pelos antivírus com uma certa facilidade pois costumam criptografar arquivos grandes, mas alguns possuem opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar ou permitem que o atacante faça isso.



Um novo ransomware está atacando usuários da Apple, principalmente aqueles que são da Austrália. Os usuários que informaram terem sido infectados receberam uma mensagem de aviso na tela inicial indicando que o dispositivo foi hackeado e bloqueado e que, para desbloqueá-lo, teriam que pagar entre US $ 50 e US $ 100.

Segundo os usuários, as primeiras infecções apareceram ontem nos seus dispositivos iOS e OSX. Eles afirmaram que perceberam o problema logo depois que acessaram um alerta do “Find My iPhone”. Ao olhar para a tela dos telefones, os usuários foram presenteados com uma mensagem dizendo: “Hackeado por Oleg Pliss. Para desbloquear VOCÊ PRECISA enviar o código de um voucher de Moneypack/Ukash/PaySafeCardpor de $100 para helplock@gmx.com”.

Ainda não está claro como os hackers conseguiram comprometer os dispositivos afetados, mas o consenso geral é que os cibercriminosos tiveram acesso às contas do iCloud dos usuários e exploraram seus telefones. Também não está claro quem é Oleg Pliss ou se é uma uma pessoa real.

Fonte: Blog kaspersky

Nenhum comentário:

Postar um comentário